segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Atitude patriótica


Lisboa, 28 jun (Lusa) - O Presidente da República pediu hoje aos portugueses para terem "uma atitude patriótica", voltando a apelar para que consumam produtos nacionais e passem férias em Portugal.
"Não são apenas as empresas que podem ajudar através da inovação a resolver os graves problemas do país, cada português pode dar a sua ajuda, desde logo consumindo produtos nacionais, passando férias em Portugal", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas no final da sessão de encerramento do 8º Encontro Nacional Inovação COTEC, que decorreu em Lisboa.
Repetindo um apelo deixado há um ano, Cavaco Silva insistiu na necessidade dos portugueses preferirem ficar em território nacional, considerando que "é muito importante que os portugueses decidam, tal como aconteceu com muitos o ano passado, passar férias em Portugal".
"Só com a ajuda de todos é que nós que sofremos neste momento riscos de origem externa conseguiremos ultrapassar as nossas dificuldades através de mais exportação, menos importação e por essa forma criando mais emprego", acrescentou, apontando igualmente a possibilidade de muitos também poderem contribuir "poupando mais, trabalhando melhor".
Cavaco Silva tentou ainda desmistificar a ideia de que os produtos portugueses são mais caros, sustentando que há setores que conseguem produzir a preços competitivos.
"Não custa nada quando se vai comprar algum produto a uma grande superfície ou a uma qualquer outra loja verificar se é produzido em Portugal ou fora de Portugal. É uma atitude patriótica", defendeu, rejeitando igualmente a ideia que os produtos estrangeiros são melhores.
O Presidente da República defendeu igualmente a necessidade dos empresários proprietários das grandes superfícies exercerem "uma atividade pedagógica", para permitir que os agricultores se organizem.
"É uma tarefa patriótica consumir produtos portugueses, não só do consumidor, do cidadão, mas das próprias empresas, que têm de fazer compras diariamente", acrescentou.
O chefe de Estado rejeitou ainda que estes apelos sigam uma "lógica protecionista", sublinhando que os países quando estão numa "situação de emergência" têm de utilizar todos os instrumentos para ultrapassar as fases difíceis.
VAM.
Lusa/fim

Será que algum dia teremos algum politico nacional com coragem de promover a atitude patriótica? SERA que este dia vai chegar??

0 comentários:

Enviar um comentário