domingo, 3 de maio de 2020

Promoção do Empreendedorismo


O empreendedorismo tem despontado como o novo paradigma da administração e é, sem dúvida, uma alternativa viável para a promoção do crescimento económico e geração de emprego. Embora sendo um termo muito utilizado na mídia, o empreendedorismo ainda é pouco conhecido pela grande maioria da população e muitas pessoas têm associado o empreendedorismo apenas a “abertura de empresas”.

As estruturas de apoio ao empreendedorismo estão focadas em prestar serviços ex-ante ao processo empreendedor isto é, oferecem serviços associados á identificação de ideias e oportunidades de negócios, elaboração de plano de negocios, financiamento etc e acabam por negligenciar os aspectos ex-post, associados com a gestão do empreendimento, capacitação do empreendedor e especialmente, descurandodo nivel de educação financeira, criatividade e inovação do empreendedor.

A visão simplista do que é empreendedorismo tem condicionado o seu desenvolvimento e impede a identificcação de políticas mais adequadas ao seu desenvolvimento no País. Geralmente, concentra-se a atenção nos aspectos formais, ligados à capacitação nas técnicas de planeamento (plano de negócios) e detalhes de abertura de empresa, relegando para segundo plano os aspectos mais importantes, ligados ao “comportamento”, hábitos, atitudes e valores - que faz parte da verdadeira essência - do empreendedor. O descaso com esses aspectos informais/comportamentais dificulta a percepção de grande parte de problemas que condicionam o desenvolvimento empresarial nacional, especialmente as que determinam a limitada propensão à acumulação de capital no país.

A promoção do crescimento económico, mais oportunidades de emprego, maior sustentabilidade empresarial e melhoria do ambiente de negócios acontecem através da acumulação de capital isto é, dependem das opções que os empresários e familias escolherem para aplicar o seu dinheiro.Praticamente não existem estruturas de apoio aos empresarios no sentido de lhes fornecer orientações durante a escolha de alternativas para aplicação dos recursos disponiveis. Muitas escolhas dos empresarios não promovem a acumulação de capital e por conseguinte pouco contribuem para a melhoria do ambiente de negocios, crescimento económico e emprego e, no fim, limitam o proprio desenvolvimento empresarial.

Neste contexto, na promoção do empreendedorismo deve-se dar maior atenção aos aspectos pós-implementação da empresa, associados à capacidade de criatividade, inovação, gestão e educação financeira.

A taxa de mortalidade das empresas no País é muito elevada, e este facto, por si só, indica que deve-se dar maior atenção às empresas durante o seu funcionamento. Os maiores riscos acontecem quando a empresa enfrenta a realidade do mercado, que muitas vezes é totalmente diferente da simulação feita no plano de negocios.

Sobreviver neste mercado cada vez mais concorrencial depende da capacidade (em termos comportamentais - atitude, valores etc)  dos empresarios em fazerem escolhas mais eficientes na afectação dos recursos escassos da empresa.

Em Cabo Verde tem-se implementado varias actividades de promoção do empreendedorismo e já existem iniciativas para incorporar, no ensino convencional, as disciplinas associadas ao empreendedorismo porém, deve-se dar mais atenção ao “ser” empreendedor do que “o que é” emprendedorismo. Muitas vezes preocupa-se em definir empreendedorismo, identificar o perfil de um empreendedor, identificar ideias e oportunidades de negocios, elaborar um plano de negocios etc e esquece-se do mais importante que é criar, nas pessoas, as competencias de um empreendedor. Reforçar o espirito critico, criativo, inovador, atitudes enfim, um verdadeiro empreendedor que conseguirá “navegar” a empresa por “mares” cada vez mais desafiadores e fazer melhores escolhas. Neste contexto a promoção do empreendedorismo deve focar na capacidade do “capitão do barco” e nas “tecnicas de navegação” ao invés de se concentrar apenas na “embarcação”, financiamento da “embarcação”, arquitetura da “embarcação” etc.

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